Escolha o xampu certo e deixe seu cabelo mais bonito
Se você anda pelos corredores do supermercado sem saber qual xampu escolher, saiba que não é a única a ficar completamente perdida diante de tantas opções. Para saber exatamente qual o melhor produto para seu tipo específico de cabelo, segue abaixo nossas dicas para você fazer a compra perfeita.
Luzes e mechas: ilumine essa cor
Segundo a engenheira química Camila Cerdeira, da empresa de cosméticos K.Pro (SP), melenas que sofrem com a ação da descoloração acabam ficando extremamente danificadas, ou seja, os danos são causados nas cutículas e córtex, causando falhas de proteína, o que resulta em fios quebradiços.
"Para tratar, o mais recomendável é usar xampus com detergência suave para que o cabelo fique limpo, sem agredi-los ainda mais. Dê preferência para produtos com pH ácido e nunca passe os neutros. Xampus com alta concentração de queratina também são muito bem-vindos nesses casos, sendo a melhor opção para reconstruir os fios", explica a química.
Fios murchos: dê um plus
Além do secador, mousse, bob e baby-liss, a solução para conquistar madeixas volumosas também pode estar dentro dos frascos de xampu. O hairstylist Lucca Carone, do salão Jacques Janine (SP), explica, que as melenas sem volume, normalmente, são mais finas e com tendência à oleosidade.
Portanto, a primeira ação deve ser repor a estrutura interna dos fios com carga de queratina, aliados à hidratantes suaves, que não pesem nos fios.
Entre os produtos mais indicados estão xampus com ativos balanceadores para o couro cabeludo, para balancear ou neutralizar a oleosidade, que fazem uma limpeza mais intensa e eliminam a oleosidade da raiz. Exemplo: óleo de melaleuca, óleo de jojoba (ambos balanceiam o óleo natural do couro cabeludo).
Armados: abaixe os fios
Você acorda de manhã e ao se olhar no espelho se sente como uma leoa? Calma! Esse problema tem solução e é mais simples do que imagina.
Camila Cerdeira, da cosméticos K.Pro, diz que há três motivos que causam o arrepiado. "Esse tipo de cabelo é forte, sendo muito difícil de escovar. Normalmente, são volumosos ou possuem alta retenção de umidade, por falta de hidratação natural."
A profissional indica alguns cuidados específicos, como devolver o viço natural através de componentes hidratantes e a reposição do cimento de membrana celular, que regula a entrada de líquidos no fio.
Na hora de lavar as melenas, o mais indicado é o uso de xampus com detergência extra-suave, pH ácido (o mais ácido para uso diário 4.5), óleos naturais e ácidos graxos essenciais encontrados na lanolina, ceramidas, e manteigas naturais.
Alisados: mantenha a chapinha
Sinônimo de sofisticação e sensualidade, os fios lisos merecem muita atenção, principalmente se já passaram por processos químicos como alisamentos ou relaxamentos.
Segundo o terapeuta capilar Cícero Lima, do L'Atelier di Bellezza Prima Qualitá (RJ), essas técnicas deixam as melenas sensibilizadas pelos princípios ativos usados, o que resulta em madeixas quebradiças e fragilizadas.
"Na hora de escolher os xampus a pessoa deve estar atenta e optar por fórmulas que contenham queratina, silicone e que sejam extremamente ricas em emolientes, já que o objetivo é reestruturar e recuperar o córtex capilar. Esses produtos precisam ser altamente nutritivos e específicos para cabelos danificados."
Cacheados: realce os caracóis
Secador, chapinha, progressivas. Se essa for a sua rotina para se livrar dos tão indesejáveis cachos indefinidos, saiba que tudo pode ser resolvido de uma forma bem mais simples: lavando a cabeça.
O hairstylist Lucca Carone avisa que é muito mais saudável definir os cachos no banho ao invés de ressecá-los com tanto calor e produtos químicos.
Entre os principais ativos para deixar as melenas de fazer inveja a qualquer mulher que foge do espelho estão: queratina, babosa e ceramidas.
Tingidos: prolongue o efeito
Dizem os profissionais que atualmente nove entre dez mulheres possuem algum tipo de coloração. Para não ficar com a aparência desbotada, alguns cuidados na hora de cuidar das melenas são essenciais.
Camila Cerdeira, da cosméticos K.Pro, explica que cabelos danificados desbotam com muita facilidade por isso é muito importante deixá-los saudáveis.
Para deixar a nuance sempre viva e com brilho não podem faltar na prateleira do banheiro xampus com as seguintes composições: pH ácido para fechar as cutículas e evitar a saída de pigmentos, conter antioxidantes como vitamina E, queratina para reconstrução dos fios e melhor fixação da tinta.
Escuros: assuma que você é morena
Muita gente não sabe, mas a cor dos cabelos é determinada geneticamente e o pigmento eumelanina é o responsável pela tonalidade escura dos fios. Sejam eles naturais ou coloridos os cuidados não devem ficar de lado já que o desbotamento pode ser fatal no caso das tonalidades mais escuras.
Os fios escuros variam de forma e textura, mas todos pedem xampus específicos para devolver o brilho às melenas. Outro aspecto importante desses produtos é que eles possuam melanina, substância que não pode faltar quando o assunto é manter a tonalidade das madeixas.
Outra dica que dá certo é levar os cabelos com chá de alecrim misturado com vinagre de maçã antes da última enxaguada que deixam os cabelos mais macios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário