29 de out. de 2007

Caspa favorece a queda dos cabelos


Qual mulher não gosta quando os cabelos estão limpos, bonitos e, além de tudo, saudáveis? A luta para ficar sempre linda leva todas nós a estabelecermos algumas regras importantes, como por exemplo, a de exterminar a caspa. Mas o que fazer quando o problema começa a se espalhar por todo o couro cabeludo e colaborar com a queda dos fios?

O dermatologista Arthur Tykoconski diz que a caspa é um dos principais fatores que favorecem a queda dos cabelos. “Ela pode associar-se à alopecia androgenética (calvície), acelerando a perda capilar”, comenta. Além disso, o dermatologista diz que ela pode ser causada pelo estresse.

A caspa caracteriza-se pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo, seguida por inflamação, que sensibiliza a área e dá brecha para a descamação. Os tratamentos para o problema são simples. O Dr. Tykoconski diz que, normalmente, são usados shampoos antiinflamatórios, antifúngicos (combatente dos fungos) e normalizadores de descamação.

"O shampoo deve ser utilizado diariamente para uma remoção eficaz da oleosidade e impurezas do couro cabeludo. O ideal é lavá-lo duas vezes seguidas com a ponta dos dedos (evitando as unhas). Para uma melhor ação, na segunda vez deve-se deixar agir por dois minutos. É recomendável usar água morna ou fria, enxaguar bem e depois secar com a toalha. Pode usar secador de cabelo morno para remover o excesso de umidade", recomenda o dermatologista.

O Dr. Tykoconski ainda ressalta que não se deve dormir com os cabelos molhados e nem colocar toucas ou bonés com os fios ainda úmidos, já que isso favorece um ambiente quente e úmido, ideal para o desenvolvimento de fungos que desencadeiam dermatite seborreica. “Fazer aplicações de LED (luz emitida por iodo), de luz de UVA e gomagem (uma espécie de peeling capilar) podem ser uma boa opção, pois tem ação antiinflamatória", completa.

Nenhum comentário: