Queratina nele!

Assim como todas as partes do seu corpo, o cabelo é composto por elementos naturais, que o ajudam, entre outras coisas, a ter mais saúde e brilho. Os fios trazem quantidades variaveis de aminoácidos, lipídios, minerais e queratina... ou pelo menos deveriam conter tudo isso. Quando o cabelo fica sem vida e com aparência danificada é sinal de que pelo menos uma destas coisas está em falta.
A poluição e outros agentes externos são grandes inimigos do cabelo perfeito. Eles retiram de suas madeixas o elemento "queratina", que é essencial para dar um tom de arrasar. E é por toda a importância dessa proteína que, hoje em dia, ela é base para milhares de tratamentos.
A queratina pode fazer a diferença, mas tem muita gente que a confunde como fator essencial para o alisamento do cabelo. "O mito de que a queratina é alisante acontece por que ela é um dos componentes da escova progressiva. O que alisa na verdade é o formol, a queratina tem apenas o papel de tratar as mechas", explica o cabeleireiro e maquiador do Jacques Janine Ibirapuera, Marco Veríssimo.
Segundo ele, a recuperação do cabelo é composta principalmente por três etapas: hidratar, nutrir e restaurar. A hidratação é a recolocação de água nos fios. A nutrição está envolvida com o tipo de nutrientes que são transferidos para o cabelo e a restauração é a reposição de queratina.
É preciso lembrar que a queratina presente nos tratamentos é hidrolisada, ou seja, fabricada artificialmente. "Não existem produtos que levam queratina humana em sua composição, mas ela desempenha o mesmo papel do que a natural", explica Veríssimo.
Qualquer pessoa pode e deve aplicar produtos com queratina regularmente nos cabelos. Assim é muito mais fácil manter uma aparência saudável e bonita aos fios. Mas é bom ficar esperta. Não dá para acreditar em qualquer tratamento. O ideal é pesquisar muito e não confiar em promessas milagrosas. Os produtos a base de queratina são sempre mais caros do que o normal.
Um dos processos mais utilizados para o tratamento dos cabelos é a Nanoqueratização. "Essa técnica é a mais recente e a mais potente arma contra cabelos maltratados. A queratina é colocada num poderoso aparelho conectado a uma escova que transforma o produto em uma nuvem de vapor. Nanopartículas são liberadas e penetram profundamente no cabelo", diz Veríssimo. A finalização é a selagem dos fios por meio de uma chapinha de cerâmica, o que proporciona um efeito muito mais durador e eficaz.
Além deste, existem outros tratamentos a base de queratina que funcionam para quem está com os fios ressecados. É o caso da Queratinização, que funciona apenas em situações extremamente delicadas, e da Cauterização, ótima para quem também quer prevenir futuros problemas.
Qualquer bom método reconstrutor de fios tem em seus elementos a queratina, por isso dê aquela conferida básica em rótulos de produtos antes de entregar suas madeixas. E lembre-se: diferente das hidratações, essas são técnicas arriscadas de serem feitos em casa, já que é preciso um método de selagem para que o processo dê certo. Portanto não arrisque, deixe que um profissional cuide da sua cabeleira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário