30 de out. de 2008

Relaxamento, escova definitiva, alisamento


por Danielle Mora

Como melhorar o aspecto de um cabelo relaxado que tem pontas espetadas?
Flávia Moreira, por e-mail

Como apenas a raiz é retocada, o profissional precisa proteger a parte relaxada anteriormente com máscara de hidratação. Além de agir como barreira, ela também trata a fibra capilar. Segundo Roberta Navega, diretora técnica da Lusty, se as extremidades estiverem excessivamente danificadas e quebradas, o ideal é fazer tratamentos de recuperação com fórmulas reconstrutoras à base de queratina hidrolisada, creatina e luna matrix. “Juntas, essas substâncias formam um blend de ativos e proteínas quatro vezes mais potente que uma hidratação convencional. Sua ação antifrizz ainda elimina pontas eriçadas”, ensina Roberta. O cabelo relaxado requer cuidados periódicos e permanentes, tanto em casa como no salão, a fim de que a integridade da fibra capilar seja preservada.

Fios armados podem ficar menos volumosos se forem alisados com escova definitiva ou progressiva?
Juliana, por e-mail

É fato que esses procedimentos deixam o cabelo mais arrumado. Porém, a química adequada depende do tipo de fio. Anelados e cacheados respondem bem ao tioglicolato de amônio. O hidróxido de sódio controla afros. O cabeleireiro precisa usar fórmulas de qualidade, liberadas pela Anvisa, com ativos compatíveis, caso a cliente já tenha feito transformação. “Tanto a progressiva quanto a definitiva reduzem o volume, porém, nessa última, o resultado é totalmente liso”, explica Alberto Silveira, técnico da Mix-Use. A progressiva também alisa, mas o efeito sai com as lavagens. A definitiva permanece nas madeixas e exige retoque na raiz.

Após o uso de creme alisante, os fios étnicos não ficaram lisos e ainda perderam o balanço. Agora, só modelam com escova. Há como reverter o alisamento e deixar o cabelo cacheado?
Luciana Bispo, por e-mail

Não, pois as pontes de ligação da fibra capilar já foram modificadas de cacheado para liso ou quase liso. Nesse caso, convém aplicar hidratações e cauterizações durante 30 a 40 dias a fim de fortalecer os fios. Caso a química usada tenha sido o tioglicolato de amônio, realizar o permanente afro para cachear as madeixas novamente. Vale lembrar que é indispensável fazer o teste de mechas antes do procedimento.

Nenhum comentário: