2 de jun. de 2010

Lembranças de um verão

As doces recordações das férias ficam amargas quando os fios saem detonados pelo sol. Use sua expertise e todo o poder da tecnologia para recuperar o cabelo de suas clientes

Texto escrito por Cáren Nakashima e publicada na revista ESTETICA 21 (março/2010).



O outono chega de mansinho e agora – após o dolce far niente do alto verão – é a hora de reverter possíveis danos causados pelo combo “sol, mar e vento no rosto”. A clientela corre para o salão com um único propósito: recuperar a maciez e o brilho da cabeleira, uma vez que a exposição extra aos raios de sol rouba a vitalidade dos fios. “Assim como qualquer parte do nosso corpo, a queratina, principal estrutura da fibra capilar, sofre a ação dos radicais livres produzidos por radiação ultravioleta, poluição, estresse físico, tabagismo, entre outras condições. Tais elementos reagem com a queratina e alteram sua estrutura, diminuindo a coesão entre as partículas e alterando a aparência dos fios, que ficam oxidados”, detalha o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. O médico completa o diagnóstico, avisando que os cabelos tornam-se opacos, quebradiços, desbotados e sem brilho. O que fazer? Investir em produtos e tecnologias poderosas, que devolvem vida às mechas.

Pura tecnologia
A indústria cosmética está sempre em busca de novos componentes para fechar as cutículas dos cabelos danificados, promovendo uma superfície lisa e, consequentemente, a reflexão da luz – isso nada mais é do que o brilho tão desejado.

A Chemyunion, fabricante de matéria-prima na área de beleza, sugere duas substâncias com o que existe de mais novo em pesquisas sobre o tema: o Activeshine Amazon 3R promete substituir de forma sustentável o sintético silicone. Já o Seriseal chega com eficácia onde os fios mais necessitam. O primeiro é aprovado para linhas de cosméticos naturais e contém agentes da biodiversidade brasileira. O Seriseal utiliza micropartículas de sericina (parte da proteína da seda) de forma encapsulada, o que aumenta a eficácia das moléculas. “A ação selante repõe o “cimento” das fibras capilares e promove redução de volume imediata. Em testes que comparam o ativo à queratina, o Seriseal aumentou o brilho dos fios em 80%, enquanto a queratina aumentou em apenas 33%”, explica Vanessa Arruda, coordenadora de novos negócios da empresa.

Quem aprova o descobrimento de novas tecnologias para reposição de substâncias é o hairstylist Marcos Proença, do salão que leva o seu nome, em São Paulo. “Cabelos expostos ao sol perdem matéria, água e óleo, tornando-se secos e ásperos. A medida principal para contornar essa situação é investir em tratamentos de nutrição intensa”, conta. Para potencializar os efeitos desses ativos tecnológicos, o vapor enriquecido é a vedete dos salões top da capital paulista. Wanderley Nunes, do Studio W, aposta no seu poder para incrementar os tratamentos. “Porém, o que define o que será usado é o estado do cabelo a ser tratado”, argumenta. Na mesma linha, Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design, considera o Micromist fundamental para intensificar qualquer tipo de hidratação. “Retire a umidade dos fios lavados com uma toalha, espalhe o conteúdo de uma ampola de tratamento e deixe alguns minutos sob o aparelho”, conta. As micropartículas de oxigênio, minerais e íons presentes no vapor quente abrem as cutículas dos fios para a penetração de agentes hidratantes. Ao final do tempo de ação, o Micromist lança um jato de ar gelado que sela as escamas da fibra capilar.




Cuidados específicos
Entenda o que ocorre com cada tipo de cabelo durante o verão para oferecer o melhor tratamento à sua cliente.

Crespos: definição já!
Cabelos cacheados e crespos são os mais frágeis. “Geralmente apresentam-se mais finos e suas curvas dificultam o percurso da oleosidade natural”, explica Rodrigo Cintra, do Studio W. Segundo o hairstylist, o verão desencadeia três fatores: perda de definição da forma e dos cachos, aumento exagerado do volume e frizz. Tratamentos indicados: Marmorização dos fios Argilotherapy, All Nature; e Máscara de Cashmere, AlfaParf.

Louros: a volta do brilho
De acordo com Marco Antonio de Biaggi, a mulher brasileira está ficando cada vez mais loura e, na cabeça, exibe até quatro tons (mesmo as louras naturais)! Por isso, o processo de clareamento causa ressecamento extra nesta época e pode deixar os fios esverdeados. “Não só o cloro da piscina altera a coloração. Água proveniente de encanamentos antigos, feitos de cobre, também pode fazer isso”, diz o expert das louras. Tratamentos indicados: Color Extend, Redken; e Hidratação Moroccanoil.

Lisos: ainda mais saudáveis
O cabelo alisado artificialmente já sofreu com processos químicos e, devido ao efeito verão, fica mais ressecado, apresentando porosidade. “O frizz também pode acontecer devido o ressecamento excessivo”, lembra Wanderley Nunes. Tratamentos indicados: Cauterização Molecular Absolut com Renew C, L’Oréal Professionnel; e Ultimate Treatment, L´Anza.

Escuros: cor intensa
Segundo Marcos Proença, as cutículas do fio, tendem a dilatar quando entram em contato com o calor. O sol, por sua vez, dissolve parte do pigmento, deixando os fios suavemente mais claros. “Quem tinge o cabelo com cores escuro já sofreu um processo químico de abertura de cutículas para fixação dos pigmentos artificiais. Por isso, a tendência é que o desbotamento seja ainda maior, deixando para trás reflexos avermelhados”, completa. Tratamentos indicados: Ultimate Control, Keune; e Chroma Termique, Kérastase.