31 de mar. de 2009

O segredo do cabelo de Gisele Bündchen

Ao lado de Jennifer Aniston, ela tem um dos cabelos mais invejados e copiados do planeta!



No último São Paulo Fashion Week, quando desfilou com exclusividade para Colcci, a modelo apareceu com madeixas mais curtas e totalmente chapadas. Para copiar, com cabelo ainda molhado, aplique no comprimento (nunca na raiz) algumas gotas de fluído termoativado. Desembarace e seque levemente. Em seguida faça uma escova caprichada em mechas pequenas. Para finalizar, passe a chapinha nos fios e borrife spray de brilho para dar vida ao penteado.



A modelo exibe a cabeleira lisa de lado. Para conseguir um visual igual, lave o cabelo, passe o fluído termoativado, desembarace e seque de leve. Faça a escova e em vez de passar a chapinha desde a raiz, enrole as pontas no aparelho (para produzir o ondulado sutil). Depois, faça uma risca lateral, coloque a franja e as mechas para o lado que escolher. Ao final, borrife um spray fixador, que manterá o penteado no lugar.



O penteado semi-preso é indicado para moças que, como Gisele, têm fios cumpridos e bem cuidados. Lave o cabelo, aplique fluído termoativado e seque de leve. Faça uma escova rápida (sem puxar tanto). Enrole as pontas da cabeleira em bobes largos de velcro . Seque ainda mais cada rolinho e solte delicadamente após uma hora. Faça a divisão lateral e puxe duas mexas médias de trás de cada orelha, prendendo-as com uma presilha elegante.Não se preoupe se um ou outro fiozinho se soltar. O ar despojado é o charme desse penteado. Por fim, jogue a franja para o lado que quiser e borrife spray de fixação em todo o cabelo.



Esse look parece difícil de copiar, mas há um segredinho que o torna facílimo de fazer em casa. Lave o cabelo e, com ele ainda bastante úmido, aplique nas pontas uma bola de musse do tamanho de um limão. Em vez de secar com o bico direcionador, use o bico difusor. Vá encaixando as mechas no difusor e faça movimentos de subida (de baixo para cima). Ao final, escove a raiz com cuidado. Quem não tem o bico difusor pode secar o cabelo, amassando-o com uma toalha. O efeito será semelhante: raiz lisa e caracóis nas pontas.



O look Brigitte Bardot pode ser realizado em casa. Lave e passe fluído termoativado nos fios ainda úmidos. Seque um pouco e comece a fazer a escova. Não precisa puxar tanto as mechas durante o processo. A intenção não é chapar os cachos e sim manter o movimento da cabeleira. Faça um risco horizontal, de orelha a orelha, separando as mechas da frente do restante do cabelo. Prenda a franja.Nas mechas que ficaram na parte de trás, aplique um pouco de spray de volume próximo ao couro cabeludo e reforce a escova levantando a raiz. Esse truque criará o volume no topo da cabeça. Por fim, solte a franja. Reforce a escova e, com a ajuda da chapinha, crie a ondulação. Para agarantir um penteado duradouro, aplique spray de fixação apenas no topo.



A cor do cabelo de Gisele, campeã de pedidos nos salões do mundo inteiro, é conhecido como "mechas californianas". A combinação de até três tonalidades que vão do mel ao loiro claríssimo nas pontas recria o efeito "queimado de sol" das surfistas da costa leste dos Estados Unidos.É um sucesso, mas para não ficar manchado precisa ser feito por um profissional com paciência para separar os fios em mechas finíssimas e colorí-las uma a uma. Para se ter uma idéia, nos melhores salões os fios são separados com ajuda de uma agulha parecida com uma agulha de crochê.



O corte da top é fácil de ser copiado. Ela tem franja na altura do queixo cortada na diagonal, base reta e fios levemente repicados. que garantem muito movimento.

17 de mar. de 2009

Como escolher o seu shampoo


Shampoo para cabelos secos, para cabelos enrolados, para cabelos loiros… conheça os tipos existentes no mercado e o que eles podem – e o que não podem – fazer pelo seu cabelo

É só ir até o supermercado ou a farmácia mais próximos da sua casa que você vai saber do que estamos falando. Dezenas de marcas e de tipos diferentes de shampoo são oferecidos, cada um com uma promessa mais maravilhosa do que a outra… será que é isso mesmo?

Esta é uma questão controversa, que divide inclusive cabeleireiros e profissionais de beleza. O hair stylist Átila Rithiery diz que a promessa dos shampoos é, na realidade, uma meia-verdade. “A questão é o que os shampoos não são para cabelos oleosos, secos, opacos. São para cabelos que estão oleosos, secos, opacos.”

A esteticista Ana Paula Souza é um pouco mais radical: “Shampoo é shampoo, ele serve para limpar o cabelo. O processo é simples: o shampoo vai abrir as escamas e limpar o fio. O condicionador, este sim, é o passo importante, pois ele vai hidratar, encorpar, selar o fio”, diz ela.

Tipos de cabelo
Pelo sim ou pelo não, antes de escolher o produto (shampoo ou condicionador) a aplicar em seu cabelo, você precisa saber como está o seu cabelo. Oleoso, ressecado, normal, misto?

Cabelos mistos: têm oleosidade maior na raiz e as pontas são mais secas. Os cabelos tratados com escova progressiva tendem a apresentar características de cabelos mistos.

Cabelos secos: os cabelos que estão ressecados são mais opacos, “armam” e “quebram” mais facilmente.

Cabelos oleosos: são os cabelos que dão a impressão de estar “sujos” com mais frequência, mesmo com apenas um dia sem lavar.

Cabelos normais: têm uma oleosidade balanceada, fios lubrificados na medida certa, brilho e flexibilidade.

Frequência de lavagens
A regra não poderia ser mais simples: lave os cabelos quando eles “pedirem”. Não existe problema em lavar todos os dias, se for necessário assim.

Se os seus cabelos estão oleosos, lave-os. Nada mais incômodo do que um cabelo mal-lavado. E nada mais gostoso do que um cabelo limpinho e cheiroso.

Lembre-se, porém, da hidratação correta: ela é essencial para a vitalidade e a saúde dos seus cabelos.

Shampoos especiais
Existem dois tipos de shampoos bem específicos para aquilo a que se destinam: o shampoo anti-resíduos e o shampoo sem sal.

O shampoo anti-resíduos é um produto de limpeza profunda, e por isso não deve ser usado sempre. A frequência de uso recomendada é de uma vez por semana. Eles removem restos de produtos que você utilizou no cabelo, como condicionadores, leave-in, mousses etc., evitando acúmulo de substâncias, o que deixa o seu cabelo sem vida, opaco e pesado. Ele não é recomendado para cabelos com progressiva.

O shampoo sem sal é mais suave do que os outros, e extremamente indicado para cabelos quimicamente tratados, principalmente com escovas progressivas. Este tipo de shampoo combate o ressecamento do cabelo, diminuindo sua porosidade. É uma escolha bem inteligente, e cada vez mais os bons salões vêm “descobrindo” este tipo de shampoo, que, entretanto, existe há muitos anos.

Cuidados com os cabelos longos

Como manter seus cabelos compridos sempre bonitos e muito saudáveis

Você anda ouvindo que cabelo curto é o look do momento, não? Pois então, não exatamente. O corte que está na moda agora é aquele em que os cabelos ficam na altura entre o busto e os ombros – Angélica foi a última a aderir ao visual. Este cabelo é um cabelo médio, na realidade. Mas todo mundo sabe que "Rapunzéis, Pocahontas e Ariéis" sempre têm lugar garantido na preferência nacional – feminina e masculina!

As princesas em questão certamente nunca deixaram seus cabelos ressecarem, encherem de pontas-duplas... Esta matéria foi feita para você também transformar suas longas madeixas em cabelos de princesa.

A regra de ouro é: cabelo comprido tem que tratar. Faça deste seu mantra e siga à risca. Não tem coisa mais feia e com ar de desleixo do que um cabelão maltratado. Entenda por “tratar”: hidratação, cortes regulares, produtos de qualidade adequados ao seu tipo de cabelo.

Hidratação
Os cabelos compridos tendem a ressecar mais que os curtos. As pontas, logicamente, são mais “velhas” que a raiz. Portanto, é muito mais fácil manter os nutrientes no bulbo do que fazer com que eles desçam pelo fio até chegar às pontas. Solução? Hidratação.

A hidratação deve ser feita a cada 15 dias. “Hoje já existem hidratações inteligentes”, diz Bruno Lemes, hair stylist do MG Hair. “É muito fácil: cinco minutos de máscara no cabelo e você já pode enxaguar. É tão simples que você pode fazer em casa.”

Corte
O corte deve ser sempre renovado. Por mais que seu cabeleireiro seja ótimo e o que ele faz no seu cabelo dure até seis meses, as pontas deterioram, abrem, viram pontas duplas, ressecam... e isso, no fim das contas, se estende para o fio.

Bruno é categórico: “Cortar as pontinhas revitaliza o cabelo. Meu conselho é sempre dar uma aparadinha a cada 45 ou 60 dias”.

Produtos específicos
Use bons produtos, sempre. E por bons produtos, não queremos dizer produtos caros, mas aqueles que realmente se adéquam ao seu tipo de cabelo.

Por exemplo, um produto que existe no mercado, mas não é muito usado são as ampolas sem enxague e termoativas. É muito fácil de usar: depois de lavar os cabelos, você aplica a ampola e seca com secador. Este produto é à base de vitaminas, aminoácidos e queratina, e vai reestruturar e selar o fio. Não substitui uma hidratação, mas é um tratamento muito bom e que pode ser feito em casa ou no salão.

Aliás, se você usar a ampola no salão, Bruno dá uma dica de mestre. “Depois da ampola, eu costumo aplicar um produto à base de gérmen de trigo, e em seguida escovo o cabelo. Parece uma coisa boba, mas a diferença é gritante, e a cliente percebe na hora.”

Finalizadores (leave-ins)
Bruno insiste na importância do uso dos leave-ins, ou finalizadores. “Os finalizadores são fundamentais. A brasileira tem que ter o hábito de usar este produto, pela higiene e pelo tratamento. Então, a ordem é esta: xampu, máscara e/ou condicionador e o finalizador.”

O finalizador coloca uma película protetora sobre o fio, proporcionando textura e um bom acabamento. Para cada tipo e textura de cabelo é indicado um finalizador específico – para ondular, para a praia, para alisar no dia-a-dia etc. São produtos fundamentais para a manutenção da saúde e da vitalidade dos cabelos longos.

“Não adianta hidratar sem finalizar corretamente. Pense assim: o finalizador está para o cabelo como o hidratante está para o corpo”, conclui Bruno. Para acertar na escolha do seu, peça auxílio para um bom profissional e voilà: seus cabelos, longos e lindos para sempre.