29 de out. de 2007

Simplicidade para cuidar dos cabelos


A simplicidade pode ser a solução na hora de cuidar dos cabelos. Escolher produtos adequados é um passo fundamental para a saúde e beleza das madeixas. A primeira etapa é saber que os fios estão divididos, basicamente, em duas estruturas e que cada uma elas exigem cuidados específicos.

A raiz (bulbo) é a parte interna do cabelo. É nessa região que os cabelos adquirem características básicas, como a cor, espessura, resistência e forma. Ela é a parte viva que fica dentro do couro cabeludo e merece maior atenção, pois interage com as glândulas que produzem suor e oleosidade. Ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente são fundamentais para que a parte interna do cabelo reflita a hidratação de dentro para fora.

A segunda estrutura é o fio, formado por escamas sobrepostas e uma medula central de queratina. “O cabelo pode sofrer agressões no dia-a-dia, como o sol, a água do mar, a química das piscinas, vento, poluição, ar condicionado, e variações de umidade no ar", explica Dr. Arthur Tykocinski, dermatologista especializado em transplante capilar. É por isso que a escolha de produtos para o uso diário deve ser cuidadosa.

Os shampoos têm diferentes funções e devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de cabelo. Os de limpeza profunda têm fórmula alcalina e devem ser neutralizados logo em seguida com uma máscara reestruturante de PH neutro para "fechar as escamas" do cabelo, enquanto os que prometem mais brilho têm formula ácida e fecham a cutícula do cabelo.

Alguns desses produtos são específicos para cabelos finos, ressecados ou quimicamente tratados; outros prolongam o tempo da coloração; tem os desenvolvidos especificamente para problemas do couro cabeludo, como irritações, caspa, pele sensível, ressecada ou oleosa; e por fim, os ativadores de cachos que promovem relaxamento temporário e melhora o aspecto frizado do cabelo.

Já os condicionadores têm a função de restabelecer a camada lubrificante que recupera a flexibilidade para o cabelo. Os cremes devem ser aplicados apenas na ponta dos fios, para evitar oleosidade ou caspas causadas pelo excesso de produtos no couro cabeludo. Na hora de enxaguar, prefira água morna (quase fria) e remova todo resíduo do condicionador.

Para quem lava os cabelos diariamente é importante identificar produtos de qualidade e específico para seu tipo de cabelo, sem esquecer a alimentação. Aproveite para se livrar daquele monte de frascos e potes de produtos e prefira a simplicidade.

Cuidar das sombrancelhas é um bom investimento para valorizar o olhar


Quem acha que as sombrancelhas são um mero detalhe do rosto engana-se. Em seus variados tipos, seja curta, alongada, fina ou grossa, elas têm um papel importante no conjunto dos traços femininos. Elas equilibram as linhas do rosto e, por isso, qualquer mudança no formato pode alterar a expressão. Sabendo disso, que tal começar a cuidar mais dessa área? Esta é, sem dúvida, uma boa maneira de valorizar o olhar.

A primeira dica vai para o momento da retirada dos pêlos. A forma mais segura é a boa e velha pinça. No entanto, muitas mulheres optam pela cera quente, método não muito aconselhável. O motivo é que, além de haver o risco de se tirar mais pêlos do que o necessário, podendo prejudicar a pele, as puxadas freqüentes do processo acabam por deixar as pálpebras flácidas depois de certo tempo. Quanto ao formato, o ideal é escolhê-lo no próprio salão, de acordo com as linhas do rosto, pois depois fica mais fácil manter o desenho sozinha.

Outra forma de valorizar as sobrancelhas é optando pela micropigmentação. A técnica é super prática e ideal para corrigir falhas ou dar mais volume aos pêlos. O processo é como uma maquiagem definitiva, em que, com uma espécie de caneta, vão sendo depositados pigmentos sobre a pele. O desenho fica bem natural, mas deve ser retocado a cada seis ou oito meses.

Para quem deseja métodos mais econômicos, a opção fica na maquiagem que você mesma pode fazer. Com um lápis ou sombra, de acordo com a cor dos pêlos, disfarce a falha, ou realce a sobrancelha, caso ela seja muito ralinha.

Agora é só colocar as dicas em prática e dar um toque especial em seu olhar!

Caspa favorece a queda dos cabelos


Qual mulher não gosta quando os cabelos estão limpos, bonitos e, além de tudo, saudáveis? A luta para ficar sempre linda leva todas nós a estabelecermos algumas regras importantes, como por exemplo, a de exterminar a caspa. Mas o que fazer quando o problema começa a se espalhar por todo o couro cabeludo e colaborar com a queda dos fios?

O dermatologista Arthur Tykoconski diz que a caspa é um dos principais fatores que favorecem a queda dos cabelos. “Ela pode associar-se à alopecia androgenética (calvície), acelerando a perda capilar”, comenta. Além disso, o dermatologista diz que ela pode ser causada pelo estresse.

A caspa caracteriza-se pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo, seguida por inflamação, que sensibiliza a área e dá brecha para a descamação. Os tratamentos para o problema são simples. O Dr. Tykoconski diz que, normalmente, são usados shampoos antiinflamatórios, antifúngicos (combatente dos fungos) e normalizadores de descamação.

"O shampoo deve ser utilizado diariamente para uma remoção eficaz da oleosidade e impurezas do couro cabeludo. O ideal é lavá-lo duas vezes seguidas com a ponta dos dedos (evitando as unhas). Para uma melhor ação, na segunda vez deve-se deixar agir por dois minutos. É recomendável usar água morna ou fria, enxaguar bem e depois secar com a toalha. Pode usar secador de cabelo morno para remover o excesso de umidade", recomenda o dermatologista.

O Dr. Tykoconski ainda ressalta que não se deve dormir com os cabelos molhados e nem colocar toucas ou bonés com os fios ainda úmidos, já que isso favorece um ambiente quente e úmido, ideal para o desenvolvimento de fungos que desencadeiam dermatite seborreica. “Fazer aplicações de LED (luz emitida por iodo), de luz de UVA e gomagem (uma espécie de peeling capilar) podem ser uma boa opção, pois tem ação antiinflamatória", completa.

Estudo comprova que cafeína ajuda a eliminar a celulite


Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology garante que a cafeína é aliada no combate contra a celulite, pois tem um agente lipolítico capaz de quebrar as gorduras localizadas que tanto perseguem a beleza feminina.

Mesmo sendo alvo de controvérsias sobre a real eficácia da substância, um estudo realizado através de uma solução com 7% de cafeína, constatou que em cerca de 80% dos pacientes houve redução da celulite na coxa e em cerca de 68% deles no quadril.

“Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, mas a ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia”, explica Maurício Pupo, professor de Cosmetologia.

Em média, uma xícara de café contém cem miligramas de cafeína. Já em uma xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. Mas o melhor mesmo é recorrer à cafeína usada em tratamentos estéticos, algumas clínicas já começaram a utilizar o produto e garantem bons resultados.

É importante lembrar que a experiência não levou em conta atividades físicas regulares que podem ajudar no combate, nem consumo de álcool e fumo que ajudam no aparecimento da celulite.

10 de out. de 2007

Cachos em alta

É verdade. Parece que a era dos “extremamente lisos” está chegando ao fim. Escovas progressivas, chapinhas e alisamentos perdem espaço para dar liberdade aos cachos, renegados por tanto tempo.

Famoso por dar um ar mais natural ao look em comparação aos lisos artificiais, o cabelo ondulado vem fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres, prometendo ser a marca intensa do próximo verão. O melhor de tudo é que essa moda inusitada pode beneficiar as brasileiras! Estudos já revelam que os fios cacheados e crespos representam o tipo dominante da população feminina do país. Uma outra pesquisa feita recentemente pela Natura apontou uma estatística de 37% de cabelos ondulados e 25% de crespos, o que representa o domínio da cabeleira cacheada em mais da metade das mulheres no Brasil.

Sendo assim, se você está incluída nesse grupo, é bom começar a se preparar e aproveitar a tendência para dar um trato bem bacana nas madeixas encaracoladas. Por terem a tendência de serem mais frágeis e ressecados que os normais, devem receber um tratamento diferenciado, com hidratações e produtos específicos, como anti-frizz e modeladores. Alguns salões de beleza já inovam e até criam tratamentos especiais para os ondulados.

Para manter seus cachos sempre bonitos, os gêmeos Maurício e Roberto, dupla de cabeleireiros que tem dado o que falar entre as celebridades e que já teve até uma participação especial no programa da Ana Maria Braga, dão algumas dicas especiais e simples de fazer.

- Cabelos cacheados geralmente são mais secos e precisam ser muito bem cuidados. O ideal é que se higienize os cabelos com shampoo hidratante e depois reestruture (condicionador) e enxague.

- Secar o cabelo com toalha e ir amassando os cachos para não espigá-los. Logo após, passar o redutor de volume ou emulsão capilar siliconada, ou repositor hídrico, todos sem enxágüe.

- Aproveitando o retorno dos cabelos cacheados à moda, podemos dar a moldagem e forma que quisermos, além dos tamanhos: longo, médio e curto.

- Agora, no tratamento, hoje são utilizados tonalizantes a base de TANINO - substância que une a cor ao fio de cabelo, sem danificá-lo.

Não perca tempo! Aproveite as dicas e deixe seus cachos encantadores para o verão!

Os homens também merecem cuidados


Foi-se o tempo em que eles lavavam o cabelo com sabonete. O homem moderno se preocupa cada vez mais com a aparência. O viril governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, por exemplo, com todo aquele tamanho não tem vergonha de dizer que faz pedicure, manicure e se olha no espelho várias vezes por dia.

Christiano Cochrane, apresentador do Contemporâneo (GNT), tem um programa que revela tendências de moda e dá dicas de beleza exclusivamente para o público masculino, fora isso, ele diz ser usuário confesso de anti-rugas e hidratante para o corpo.

Para identificar a evolução masculina, o IBOPE (Instituto Brasileiros de Opinião e Estatística) fez uma pesquisa sobre o comportamento do Novo Homem e descobriu que o uso de cosméticos cresceu 16% nos últimos seis anos, transformando o que era uma particularidade do mundo feminino.

Na sombra de David Beckham, o maior ícone do metrossexualismo, o mercado de beleza já identificou esse nicho: 56% dos homens confessam utilizar algum tipo de produto para o cabelo, corpo ou rosto, e cada vez mais as empresas têm apostado na criação de cosméticos de alta tecnologia para que os homens possam se cuidar.

Na segunda quinzena de outubro, a marca O Boticário lança uma linha voltada especificamente para cuidados faciais masculinos com textura, fragrância, embalagens e ingredientes elaborados especialmente para eles.

Um dos destaques da coleção é o Men NanoCombat Anti-Sinais. A fórmula é estruturada com nanotecnologia (procedimento que desenvolve partículas do tamanho de átomos) direcionando a liberação dos princípios ativos que devem penetrar nas camadas ideais da pele.

Outro destaque é o Men Serum Facial Antifadiga, que apresenta resultados após 3 minutos de aplicação. Ele aumenta a firmeza da pele e regula o brilho natural, pois absorve a oleosidade;

Além dos tratamentos, ainda existe um creme hidratante, o Men Hidratante Protetor Multiação para o Rosto, que reúne quatro ações essenciais para cuidado com o rosto: antienvelhecimento, antibrilho, proteção solar e pós-barba.

A linha masculina conta também com a Caneta Camuflagem que cobre pequenas imperfeições, como olheiras e manchas na pele; e um Sabonete Líquido que remove impurezas e o excesso de oleosidade.

Com esses produtos, não tem como resistir às facilidades de ficar mais bonito!

CABELEIRA NA MODA

Por muito tempo, cortar o cabelo era sinônimo de perder centímetros das madeixas. Só que essa restrição fazia com que muitas mulheres fugissem dos salões e só procurassem as tesouras na hora de radicalizar. Ainda bem que isso mudou! Novas técnicas proporcionam formas diferentes aos fios sem necessariamente ter que dar adeus aos cabelos longos. Aproveite para saber quais cortes e tonalidades estarão em alta na próxima estação: com certeza algum estilo vai fazer sua cabeça.

Cortes

A naturalidade estará em evidência nas próximas estações, a dupla escova e chapinha deverão entrar de “férias”. A tendência são os fios desestruturados, cortes repicados e curtos, deixando a região do pescoço à mostra. Praticidade é a palavra da vez.

Aquelas que não abrem mão das longas madeixas poderão o criar um ar de leveza emoldurando o rosto com um leve repicado, sem mexer no comprimento, o quê dará movimento aos fios. “Um corte que já é sucesso é o da atriz Priscila Fantin, moderno, jovial, bonito e fácil de manter”, diz Alysson. Outras atrizes já aderiram à moda: Deborah Secco repicou os fios, Camila Pitanga assumiu os cachos e Taís Araújo prova que naturalidade está em alta com seu cabelo repicado/curto.

Franjas

As franjas estão chegando com tudo para o verão. Franjas, franjinhas, ou franjões, desfiadas, diagonais, curtas, longas ou repicadas, tanto faz! A idéia é dar um ar de ousadia, de atrevimento e muito estilo.

Até os cabelos crespos e cacheados poderão aderir à moda, mas com cuidado, o ideal é que sua projeção seja na diagonal, evitando acumulo de volume, a grande preocupação entre as mulheres que possuem cachinhos. “Para esse tipo de cabelo, a franja usada ao natural causará um efeito mais despojado, já a escovada dará um ar mais certinho”, explica Alysson.

Nos cabelos lisos não existe restrição, mas há cuidados a serem tomados quanto ao formato do rosto. “Os rostos estilo “quadrado ou redondo” combinam mais com o famoso “franjão”, comprido que cobre parte do rosto na diagonal e cria um charme misterioso. Todos os tipos de franjas caem muito bem nos rostos finos e ovais, tanto as pequenas e delicadas quanto as repicadas, compridas e cheias. Já os rostos retangulares pedem franjas mais leves e desfiadas na altura dos olhos para amenizar o comprimento do rosto”, revela Alysson.

Tinturas

A cor de cabelos para o verão volta-se para os tons mais claros, que passam a idéia de clareados pelo sol. Mas antes de incorporar qualquer tendência em cores é preciso estar atenta ao tom de sua pele e, durante o verão, é melhor apostar em colorações que tratem os fios, pois o sol, a água do mar, a piscina e o vento, ajudam a desgastá-los.

Tonalidades como cobre, marrom, vermelho e dourado serão as cores do verão 2008. Misturas, como baunilha com louro branco ou platina com nacré dourado, também.

Máscara para cabelos que esquenta sozinha!


O ritual que conhecemos como banho de creme consiste em aplicar algum creme no cabelo, colocar uma touca térmica e ficar esperando os cabelos ficarem lindos. Mas que coisa mais antiquada! Imagine que agora existe uma máscara que esquenta sozinha.

Sim, parece mentira, mas nós testamos, ela esquenta e não é pouco! O produto, batizado de Self Warming Mask, libera energia em forma de calor quando entra em contato com a água. Sem contar que a textura da máscara é ótima, assim como o cheiro. Ah sim, e ela ainda deixa o cabelo macio.

A Self Warming Mask (R$ 55,30) faz parte da linha Lifetex, da Wella, que foi toda repaginada, desde a fórmula até a embalagem. Vale experimentar.